Avançar para o conteúdo principal

Aula Aberta


Palestra pelo Enfermeiro José Guedes sobre violência e abusos


Realizou-se esta quinta-feira, na sala 4D, pelas 17h30, uma conferência, em aula aberta de EMRC, conduzida pelo Enfermeiro José Faceira Guedes, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTAD), especialista em saúde mental e psiquiatria, Mestre em Bioética, integrada no Projeto de Educação Sexual. 
Durante os cerca de 45 minutos da sessão, o profissional de Saúde principiou por abordar possíveis consequências, ao nível dos relacionamentos sociais, de um possível isolamento dos adolescentes, das suas práticas e conceções acerca do outro e da sua dignidade, com base em pesquisa recente, dos consumos de pornografia.
Em um segundo momento, atinente à questão dos abusos sexuais, o especialista referiu-se à frequência com que estes sucedem no seio familiar, destacando a posição de vulnerabilidade e/ou subalternidade em que, por regra, se encontra o abusado (muitas vezes, silencioso e silenciado pelo abusador). Sublinhou o conferencista, neste contexto ainda, que o abuso sexual não implica, necessariamente, um contacto físico (maxime, divulgação de fotografias com alguém despido nelas presente). A importância da denúncia, de alguém abusado não se deixar ficar isolado, contando/confiando a uma figura próxima de referência (a experiência por que passou/está a passar), igualmente destacada.
Nesta sessão, não deixou, do mesmo modo, de se alertar para relações adolescentes de tipo patológico, em namoros em que um dos membros (desse relacionamento), por uma vinculação emocional de grande intensidade, permitir ser molestada, permanecendo no relacionamento apesar dos abusos (ex:"vou continuar o namoro, se não, perco-o!"). A urgência e a capacidade de desenvolver a assertividade e dizer "não" sempre que necessário, eis a divisa deixada.






Professor Pedro Miranda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3

Educação ambiental - Nuvens de palavras - 10.º E