Avançar para o conteúdo principal

Justiça para Tod@s

Dezoito anos de prisão foi a pena aplicada ao arguido João Pedro Pinto Verdelho pelo cúmulo de penas resultante dos crimes de perseguição, ameaça, ofensa à integridade simples,ofensa à integridade física grave e qualificada, violação e rapto  da vítima Gardénia Orquídea Sepúlveda e Saavedra e os crimes de injúria e ameaça ao seu pai.
Foi na tarde de quinta-feira, dia 14 de dezembro de 2017, que os alunos do 11.º F e 12.º G participaram na simulação de julgamento de um caso de Violência no Namoro, inserido no Projeto Justiça Para Tod@s. A escola participou pela terceira vez neste projeto que permite conhecer melhor o funcionamento do poder judicial.
O julgamento foi presidido pelo Meretíssimo Juíz de Direito, Maximiano do Vale e coadjuvado pelo Procurador do Ministério Público, Doutor Nuno Leitão. Os alunos desempenharam, com brilhantismo, todos os papéis inerentes a um julgamento, a saber, arguido, vítima, procurador, advogados de defesa e acusação, testemunhas, polícias e jornalista.
A Escola agradece a atenção, disponibilidade e amabilidade com que, muito pedagogicamente, os Senhores Magistrados orientaram todo o julgamento.
Um agradecimento especial à nossa antiga aluna, Drª Raquel Coxo, pelo acompanhamento na criação e desenvolvimento do caso.


















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Direitos Humanos - Cidadania - Colaboração com a BE - Infográficos das turmas C e D do 7º ano

Maratona de cartas - Amnistia Internacional

Maratona de cartas da Amnistia Internacional, de 4 de dezembro a 31 de janeiro. Atividade de sensibilização para a defesa dos Direitos Humanos. Em 2023, os cinco casos de pessoas que se encontram em perigo selecionados pela Amnistia Internacional são os seguintes: Ahmed Mansoor, dos Emirados Árabes Unidos; Ana Maria Santos Cruz, do Brasil; Thapelo Mohapi e o Movimento ABM, da África do Sul; Uncle Pabai e Uncle Paul, da Austrália e Maung Sawyeddollah, de Myanmar. Podes assinar as petições online https://www.amnistia.pt/.../maratona-de-cartas.../ não esquecendo de inserir o código da escola 2683. Atividades com as turmas: os alunos e professores podem deslocar-se à Biblioteca Escolar e desenvolver uma atividade de escrita argumentativa de defesa dos casos da Amnistia. Agendar a sessão aqui: https://bibliotecaspedro.wixsite.com/biblioteca.../about-3-3